segunda-feira, 19 de maio de 2008
People, Miss Kidman hj vai postar por uma boa causa... Não sei se vcs já conhecem a história do Fábio e do José(o sem camisa na foto), se já leram em outros blogs. Se não, vcs vão conhecer agora. Fiquei mt triste e mt chocada com o que o José está enfrentando após a morte do Fábio, e achei uma boa atender ao apelo do blogueiro Marcos Carioca e divulgar a história.
É o que tem pra hj ghátans e ghátos. Bjosmeliga.
Rapaz perde namorado e família briga na justiça por bens. Amigos criam lista de apoio em blogs.
A força dos blogs para mobilizar nichos dentro de comunidades é indiscutível. Um fato recente motivou uma campanha, uma espécie de ação entre amigos, para apoiar um rapaz que perdeu seu namorado e que hoje disputa na justiça os bens adquiridos durante a relação contra a família de seu companheiro. A campanha, startada em blogs de amigos do rapaz, chamou a atenção e EU também resolvi entrar nela. Abaixo está na íntegra o texto do blogueiro Marcos Costa, o Marcos Carioca. Para participar da campanha de apoio, criaram uma lista que pode ser encontrada nas lojas Foch de São paulo e Curitiba. A lista é voltada para quem conheceu o casal, em qualquer grau, e que, portanto, conhece a bela história de amor entre os dois. É sempre tão bom valorizar iniciativas do tipo e, por tabela, valorizar o amor gay.
Ser gay é ser alegre, descolado, viajado, enturmado, inteligente... Tudo sempre no superlativo. São tantos adjetivos e uma PARADA que move milhões de reais e pessoas, que esquecemos que existem gays pobres, mendigos, doentes (de todos os males), que precisam de cuidados e muitos que nem podem se assumir. Esquecemos mesmo da grande causa e nos pegamos naquilo que nos vendem como imagem, dizem, positiva dos gays. Dizem positiva porque somos sempre os caras que sabem combinar as peças de um guarda-roupa como ninguém, entendem de línguas estrangeiras e são ótimos amigos... Os caras do bem, mas que se fodem sempre por culpa homofobia. Uma história de mocinho e bandido, onde a grande culpa é sempre dos outros, nunca nossa.
Eu vejo diferente: somos culpados. Somos culpados porque nunca nos vemos como um único "ser". Temos sempre críticas e coisas erradas a apontar no outro, mas nunca a mão a estender. Ai vem a Parada Gay em São Paulo e boa parte se despenca para a cidade da liberdade e gritam que têm direitos e tals... Tudo levado numa grande festa. Ai acaba a balada, o DJ famoso vai embora, a festinha das drags na praça do centro acaba e ficam os gays pobres na rua, matam uma travesti no interior e nada mudou... Ou pouquíssima coisa mudou, porque não temos coragem se quer de admitirmos em nossas vidas que somos gays, ou nem temos a ousadia de pegar na mão do namorado na fila da padaria. E grande ações são cotidianas, sem grandes choques, mas que levam a reflexão.
Perdi um amigo e um amigo perdeu o homem com quem dividia uma casa, uma empresa (erguida por um e levada pelos dois) e uma longa história de vida (muito provavelmente como qualquer outra história, com momentos de amor e impaciência, assim como vivem os gays e os heteros ao redor do mundo). Este meu amigo se chamava Fabio e seu marido, que está vivo e aparece na foto acima sem camisa, é o Zé Ávila. Duas caras conhecidas para muitos que passam por este blog todos os dias e dois seres humanos lindos que o destino decidiu separar. E o que era para ser uma história de perda do amor de uma vida, se transformou em uma disputa nos tribunais.
No dia seguinte da morte do Fabio, o Zé foi automaticamente expulso de seu lar, sem direito a carregar consigo sequer a carteira de identidade, pelos familiares de seu marido. Um ato que o pegou no momento mais fragilizado e o fez sair de sua casa como um tolo, sem força para reagir. Um homem forte que se vê entregue nas mãos de personagens que caberiam em uma boa trama global, se a mesma se propusesse a contar um drama gay real.
Por sorte, eles são gaúchos de Porto Alegre, uma cidade com peculiaridades bem especiais no trato de casos assim. Contando com a ajuda de amigos, o Zé contratou um dos melhores escritórios de advogados da região e em poucos dias ganhou o direito a retomar seu lar e a direção da empresa do casal. Mas é uma decisão que ainda cabe ser julgada e tem a mesma chance de não ser autorizada no final das contas. Partindo daí, seus amigos resolveram fazer uma espécie de abaixo-assinado para que todos os amigos e conhecidos do casal pudessem participar e comprovar que eles realmente viviam como um casal. Buscando colaborar no caso do amigo de longa data, André Foch, dono de uma das mais conhecidas redes de lojas masculinas preferidas pelos gays no Brasil, decidiu disponibilizar esta listagem nas suas lojas na capital de São Paulo e assim facilitar a vida de quem pretende colaborar.
Mas você também pode participar. Solicitei que esta listagem fosse parar na filial carioca e estou pedindo para estar também em Curitiba. Entrei em contato com muitos amigos queridos e começamos hoje a mudar um pouco a cara do país. Sim, estamos sendo prepotentes, mas você que está lendo isto aqui também pode ser se decidir cooperar. E é simples, basta falar para todos, movimentar amigos para assinarem a listagem, nos enviar comentários positivos e relatos favoráveis sobre o casal e o caso.
Em breve vocês poderão ler o assunto em muitos blogs como: Rehab your mind, Glam1Addcit, Que pressão é essa, Introspecthive, Ítalo.zip, RH do Inferno, Tony góes, muitos e muitos que estamos pedindo colaboração. Assim como no internacional Made in Brazil, assim como nos blogs internacionais que o editor do Made in Brazil está buscando para nos ajudar.
Outra coisa legal é que o Paco Llistó, do site Dykerama, também entrou nesta luta e está empenhado a escrever a respeito. O pessoal da revista DOM, do Estadão e do Zero Hora também se prontificaram. E eu fico extremamente comovido e agradecido. Acho que é uma luta de todos, portanto se tiver um blog, site ou contato com alguém da imprensa e quiser colaborar para que isto chegue ao maior numero de pessoas possíveis, entre em contato comigo que te ponho em contato com o José Ávila.
Acho que estamos as vésperas de mais um grande carnaval na Paulista, um movimento que surgiu do trabalho de muita gente séria e, lamentavelmente, perdeu o rumo virando algo mais comercial e anda desacreditado por muitos de nós – eu, por exemplo – mas não precisamos esperar por 3 milhões de pessoas nas ruas para achar que assim, só uma vez por ano, conseguimos mudar o mundo. Temos aqui a sorte de poder colaborar com um pouquinho e fazer algo bem maior. Não falo aqui de uma causa isolada. Não abro espaço para um amigo querido, ou para uma questão financeira. Convoco aqui as pessoas a se comoverem por um ato maior: algo que pode nos favorecer amanhã, pois a nossa legislação é velha, mas atos corajosos e pequenos movimentos podem abrir brechas que podem fazer com que as coisas mudem um pouquinho e a amanhã tenhamos um dia mais belo do que hoje... Mais feliz!
Esta é a militância que eu acredito.
*
A listagem está nas lojas da FOCH do Frei Caneca e Alameda Franca. Acredito que estará disponivel no Rio e em Curitiba também, se houver procura. Qualquer colaboração para promover o caso e lava-lo longe, é bem-vinda. Mas você já fará muito se apenas contar aos amigos que leu isto aqui ou em qualquer outro blog, site ou publicação. Assim mudaremos um dia as coisas.
Na foto acima estão: o José, sem camisa, ao lado do namorado falecido, Fabio.
Estarei divulgando aqui tudo o que souber de novo sobre o caso e tudo que sair na imprensa aqui e estrangeira.
A todos os meus amigos e conhecidos que atenderam o meu telefonema ao longo do dia de hoje e se prontificaram a ajudar (NINGUÉM SE NEGOU!): MUITISSIMO OBRIGADO!".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
mas esse é o tipo de mobilização ao qual vale à pena, sinta-se ajudada, vou linkar no meu blog e pôr a fotinho tbm, bjusssssss
eu não tenho blog, mas vou passar na foch do frei caneca gathan!
Be ou racha não sei o que você é e nem me interessa mas, tem o meu apoio para esta mobilização geral o primeiro post que colocarei quando voltar sera a cópia do seu post para divulgar esta mensagem beijos vou aparecer mais rs rs rs
parabéns!!!
Postar um comentário